
Comportamentos Aditivos
Os comportamentos aditivos estão associados a algo que, inicialmente, proporciona uma sensação agradável para quem pratica. Numa primeira instância, a pessoa tem a perceção de controlo e do conhecimento dessas ações. No entanto, o prazer até então obtido, é substituído pela procura e repetição dos atos, o que vai aumentando a adição das substâncias ou comportamentos.
Entende-se como comportamentos de risco: consumo de substâncias ilícitas, álcool, tabaco, sexo desprotegido, jogos e tecnologias.
A problemática das adições é que implicam graves consequências para a vida da pessoa, principalmente se forem iniciadas precocemente. Estas adições têm consequências a curto e longo prazo, como por exemplo:
-
Esquizofrenia
-
Comportamentos antissociais;
-
Alucinações
-
Delírios
-
Apatia
-
Depressão
Recomenda-se que pessoas que estejam neste tipo de situações, devem procurar intervenção psicológica, como forma de prevenção e eliminação deste tipo de comportamentos sendo que quanto mais cedo for feita esta intervenção, melhor prognóstico futuro terá a pessoa, evitando o aparecimento de outro tipo de doenças.