
Psicologia do Adolescente
A fase da adolescência é uma das fases mais críticas, tanto para os pais como para os próprios adolescentes, visto que é nesta etapa que se apercebem dos diferentes papéis que têm desempenhar ao longo da sua vida. Por vezes, saber gerir as suas emoções, comportamentos e pensamentos tornam-se um problema. Muitos pais deparam-se com a falta de comunicação existente, o que acaba por haver falta de compreensão. Como se torna, por vezes, difícil para os pais conseguirem confiar e conhecer o novo "mundo interno" dos próprios filhos, estes acabam por desconfiar pelas escolhas dos mesmos.
Neste sentido, é importante referir que as consultas psicológicas ajudam a criar uma identidade pessoal (conhecer-se a si próprio), definir objetivos (académicos, profissionais e pessoais), adotar uma identidade sexual (adotar um papel sexual), tornarem-se autónomos e construir relações interpessoais de qualidade com os pares.
Eu encontro-me disponível para poder ajudar e intervir psicologicamente nestas questões existentes, de forma a proporcionar bem-estar no núcleo familiar, para que tanto os pais como os filhos não se sintam desamparados, nesta etapa que é a adolescência.
Situações mais comuns e importantes
-
Dificuldades de Relacionamento
-
Dificuldades de Comunicação
-
Ansiedade e Medos
-
Iniciação à Sexualidade
-
Divórcio dos Pais
-
Morte de um Familiar ou Amigo
-
Ideação Suicida
-
Dislexia e Dificuldades de Aprendizagem
-
Escolha de Percurso Académico
-
Comportamentos de risco (Consumo de drogas, tabaco, álcool e sexo desprotegido)
-
Bullying
-
Situações de Luto